"Uma vida que não é examinada não merece ser vivida!"
Sócrates

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O processo do amadurecimento

Amadurecer é difícil e um exercício que traz no seu bojo a idéia de 'processo'. Maturidade é processual: "Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Quando me tornei adulto, rejeitei o que era próprio de criança." (1Cor 13,11) Assim é o processo. A maturidade chega quando nos tornamos capazes de 'rejeitar' o próprio de criança, ou seja, a incapacidade de rejeitar conscientemente, em coerência com a verdade. Quando crianças, estamos conhecendo tudo o que está ao nosso redor e tudo nos influencia. Nos tornamos maduros quando somos capazes de perceber que se o 'tudo' está ao nosso redor é porque estamos no meio do tudo. Então já nos percebemos, já começamos a nos relacionar conscientemente, a exercer influência no 'tudo' ao redor, de propósito, sabendo que posso influir para o bem ou para o mal - distinção possibilitada pelo conhecimento da verdade. O desafio, nesse estágio, penso eu, é o de concomitantemente ser instruído e instruir-se, ser educado e educar-se. O educando precisa encarar o amadurecimento também como autoformação.
"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita. Pois eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão." (Lc 13,24)
O homem que consegue entrar pela porta estreita da humanização é o homem maduro. Pela porta só cabe o homem humanizado, de outro modo não pode entrar por ela. É preciso adaptar-se a estreiteza da porta e isso exige esforço. Penso esse esforço com uma dimensão de docilidade e uma de desenvoltura. Docilidade aqueles que já há mais tempo se esforçam para passar pela porta (os educadores - de direito ou não). E precisamente aqui está o problema dos educadores de 'porta larga'... aqueles 'muitos que tentarão entrar e não conseguirão'... e ainda atrapalharão a muitos que precisam entrar. Desenvoltura no sentido de não se contentar com o grau atingido. "Uma coisa, porém, faço: esquecendo o que fica para trás, lanço-me para o que está à frente." (Fl 3,13) E o que está sempre a frente do educando, do maturando? A plena humanização! A estatura do Homem perfeito. (cf.: Ef 4, 13)
Considero que um dos primeiros exercícios que 'estreitam' o homem no processo de humanização (educativo/maturativo) e o leva a pensar como pessoa, é o esforço por conceber e amar a noção certa de pessoa. Pessoas que não chegaram a essa noção são e não conseguem ser o que são! "...tentarão entrar e não conseguirão."

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