"Uma vida que não é examinada não merece ser vivida!"
Sócrates

quinta-feira, 15 de julho de 2010

O santo que eu quiser ser!

Deus quer que eu seja santo e quer que eu queira sê-lo.

Santidade é vontade dEle, e, não por coincidência é também anseio de todo homem,

Pois todo homem tem em si o profundo desejo de felicidade que não pode calar.

E quem diz felicidade, diz santidade! Se identificam!

Serei santo por que Ele quer, mas minha compreensão irá além...

Deus é Amor e é onisciente, sabe o que é melhor pra mim e não pode querer pra mim senão o melhor, a minha felicidade!

Serei santo por que eu quero, por que a primeira pessoa do presente do indicativo do verbo querer é Eu faço!

E se eu quero descubro que devo querer por que me foram dadas a inteligência e a consciência que me obrigam a buscar o melhor pra mim.

Se quero descubro que devo querer e que posso até querer sê-lo do jeito que eu quero, contanto que minha vontade se torne verdade.

Serei santo por que Ele quer e por que eu quero...

Ele me criou pra felicidade, quer que eu seja feliz; Eu quero ser feliz!

Eu sinto que preciso ser feliz; Ele me manda ser feliz quando diz ‘sede santo’!

Assim percebo que obedecer é saber ouvir; que é doce obedecer quando quem manda não pretende se sobrepor, mas me elevar.

Tanto que não me anula, não me santifica sem mim. Ao querer que eu queira o que Ele quer ele supõe tudo o que há em mim: caráter, temperamento, contexto (social, familiar, profissional, etc.)...

Logo, posso querer ser santo do meu jeito se isso significar ser santo sem precisar fazer coisas extraordinárias e sem perder minha identidade aperfeiçoando o meu existir.

Se ser santo do meu jeito significar fazer tudo somente pelo que vai na minha cabeça devo me lembrar de que a santidade existe antes de mim e que somente do meu jeito o que vou conseguir é antecipar e garantir o inferno.

Paradoxal responsabilidade: ser santo do meu jeito exige, por vezes, renunciar o meu jeito até mesmo pra que seja mais fiel ao meu jeito. É que Deus entende mais de mim do que eu e pode me levar a realizar em plenitude as coisas mais conforme ao meu jeito por que foi ele quem me fez, então meu jeito é mais dEle do que meu!

Terei a santa ousadia de ser santo! Por que Ele quer e por que eu quero... Serei o santo que eu quiser ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário